Aeroporto Internacional de Belo Horizonte implanta sistema de antenas distribuídas

 

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, implantou em agosto o sistema de antenas distribuídas da ARION (DAS – Distributed Antenna Systems) nos terminais 1 e 2. O novo sistema tem o objetivo de aumentar a cobertura e melhorar a qualidade do sinal de celular em todo o aeroporto.

Com o crescente número de usuários da rede e aumento da demanda por mais capacidade de dados móveis, era preciso criar uma solução para os aeroportos. Seja para conectar pessoas, fazer ligações de negócios, utilizar dados de celular, conectar empresas a clientes ou conectar passageiros ao próximo voo, quem utiliza o aeroporto anseia por mais confiabilidade, velocidade e cobertura.

“Estamos comprometidos com a melhoria contínua da infraestrutura do nosso aeroporto, investindo sempre em projetos que fortalecem o nosso propósito de Conectar Pessoas e Negócios. O Distributed Antenna System é mais uma iniciativa que caminha neste sentido; e foi implantado pensando em oferecer uma experiência excepcional para os usuários do aeroporto, que têm a necessidade de permanecer conectados com o mundo, a todo momento. Com sua implementação, além de usufruir de uma rede Wi-Fi gratuita e de qualidade, poderão contar também com uma das melhores coberturas de celular em aeroportos em todo país”, ressalta Paulo Amarante, gestor de Tecnologia da Informação da BH Airport.

Embora o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte conte com cobertura Wi-Fi gratuita, muitos usuários ainda preferem utilizar seus serviços de celular, e oferecer um serviço de qualidade sempre foi um objetivo do aeroporto.  No entanto, garantir uma conexão confiável em ambientes internos demanda a tecnologia certa e o sistema de antena distribuída da ARION (DAS – Distributed Antenna Systems) fornece essa conectividade.

Com 132 mil metros quadrados de área, garantir conectividade e qualidade do sinal em todos os do aeroporto era o principal objetivo do projeto.  A ARION, com sua expertise em implantação de soluções em infraestrutura e telecomunicações, em conjunto com a parceira QMC, mapeou todo o aeroporto para receber o sistema unificado de antenas que atende todas as operadoras da região, inclusive para tecnologias 4G e 5G.

No total foram instaladas 266 antenas em todo aeroporto que servirão para desafogar o tráfego, cobrir áreas antes descobertas e aumentar a qualidade do serviço melhorando a satisfação dos usuários.  Além disso, com uma maior cobertura e qualidade de sinal, evita-se alta concentração de pessoas em alguns locais onde existia melhor sinal da operadora de celular e proporciona maior rapidez nos processos de embarque e desembarque, facilitando ao acesso a informações e reduzindo filas e aglomerações desnecessárias.

A implantação do novo sistema ampliou a qualidade, elevou a satisfação dos usuários do aeroporto, além de ser uma solução atual e adaptável às novas tecnologias e operadoras.