Radiocomunicação Digital via internet para ambientes de missão crítica

Solução de radiocomunicação digital para aeroportos que entrega a experiência do Rádio PTT (Push-to-Talk) tradicional utilizando a internet.

 

Quando o assunto é segurança, a radiocomunicação digital é a melhor opção. As chamadas criptografadas pelo sistema são praticamente impossíveis de serem invadidas e os novos aparelhos digitais, inclusive aparelhos celulares, oferecem opções modernas como identificação de chamada, localização em tempo real, teclado para envio de mensagens e histórico de GPS.

Utilizando um aplicativo Android ou IOS, a solução funciona por meio de redes 3G, 4G, LTE e Wi-Fi com baixo consumo de banda e é ideal pra ambientes de missão crítica. São inúmeras as vantagens que podem ser citadas no sistema digital em relação a analógica.

O Grupo ARION, sempre pensando em atender a demanda do mercado e oferecer uma gama de serviços mais completos e modernos aos clientes, agregou em seu portfólio o serviço ARION TALK  – Solução de Radiocomunicação Digital para ambientes de missão crítica.

O sistema oferece a possibilidade de comunicação instantânea com qualquer grupo ou pessoa da sua organização, em todo o mundo. A solução permite ainda a integração com os rádios analógicos conversacionais e conta também com um Painel de Gestão, garantindo mais controle da sua comunicação, aumento da eficiência operacional e redução de custos.

Marcos Cortez, Diretor de Engenharia, Operações e Suprimentos do Grupo ARION, explica que o sistema de radiocomunicação digital permite uma linearidade na área de cobertura, dessa forma a distância em que o aparelho receptor está do emissor, não compromete a qualidade da chamada. O ruído também é inexistente nesse tipo de sistema.

Outros benefícios da radiocomunicação digital:

  • Personalização da demanda: encontre soluções que sejam perfeitas para a sua empresa, independente do porte dela.
  • Alugue ou utilize seu celular: alugue um aparelho de acordo com a necessidade ou utilize o seu celular por meio do aplicativo Android e IOS.
  • Mobilidade e Redução de custos: permite economia a longo prazo, oferece segurança e facilidade aos usuários.
  • Variedade de aparelhos: Opções equipamentos para atender diferentes necessidades e mercados.
  • Compatibilidade: Compatível com todos os sistemas de rádio presentes nos aeroportos brasileiros.
  • Qualidade: A prova de interferências, através de uma comunicação segura e criptografada.

 

Com essa demanda crescente por mais qualidade nas comunicações, foi natural a chegada dessa nova tecnologia. Além da tradicional comunicação por voz, também é possível transmitir dados como vídeos, mensagens de texto e imagens, aumentando a eficiência consideravelmente.

 

Sobre a ARION

Com mais de 15 anos de atuação, o Grupo ARION se desenvolveu através de sua competência nas áreas de TI e Telecom (TIC) aliada à experiência adquirida pela atuação junto ao mercado de telecomunicações e aos grandes grupos concessionários de infraestrutura no Brasil, notadamente no mercado aeroportuário.

Ferramenta traz melhor custo benefício e mais qualidade nas conexões

Conhecido como a revolução da conectividade para redes WAN, o SD-WAN é mais uma das inovações que a ARION tem trazido aos seus clientes que precisam conectar matriz e filiais distribuídas geograficamente.

 

O universo da Tecnologia da Informação está sempre em evolução, para que o mercado possa suprir as necessidades que os setores demandam e atender a suas expectativas. E se tem uma ferramenta que tem crescido nos últimos tempos, é o SD-WAN. Segundo pesquisa da Global Market Insights, este mercado tem um crescimento esperado de 60% entre 2020 e 2026, sendo que em 2019 atingiu US$ 1 bilhão em receitas.

 

Isso acontece porque estamos em uma nova fase de serviços, onde as aplicações IaaS (infraestrutura como serviço) e SaaS (software como serviço) em nuvem se tornaram mais frequentes, e as topologias convencionais de redes WAN, onde as empresas utilizam links dedicados para conectar seus usuários, matrizes, filiais e datacenters, não suportam esse crescimento exponencial de demanda por tráfego.

 

Com essa demanda crescente, foi natural a chegada dessa nova tecnologia. A Internet já se tornou uma parte essencial para qualquer empresa e não dá mais para imaginar trabalhar sem a grande rede. Como boa parte das empresas passou a utilizar serviços em nuvem, o custo de links dedicados e a manutenção de toda a infraestrutura ficou alto demais.

 

“A utilização da internet no mundo corporativo hoje é um fato, não mais uma especulação como antigamente. E com essa evolução nos serviços, é natural que as ferramentas de antigamente não supram mais essa necessidade, o que acaba encarecendo manter toda essa infraestrutura. Com o SD-WAN é uma abordagem diferente da anterior, que é feita via software e de forma totalmente segura”, comenta Marcos Cortez, Diretor de Engenharia, Operações e Suprimentos do Grupo ARION.

 

O Grupo ARION, multioperadora com foco em soluções de TIC para Cidades Privadas e Infraestruturas Concessionadas, tem a ciência sobre a importância dessa tecnologia para seus clientes, e já conta com essa solução em seu catálogo de serviços disponíveis.

 

A empresa multioperadora instala e gerencia os dispositivos de borda, adquire os links de acesso de vários outros provedores e gerencia a solução. Instituições que utilizam serviços relacionados a Big Data, Internet das Coisas (IoT) e do setor de mobilidade, são algumas das áreas que mais necessitam dessa demanda. O SD-WAN surge como a melhor alternativa para baratear a solução e, ao mesmo tempo, oferecer mais segurança.

 

“As vantagens vão desde ter uma gestão de todos os locais a partir de um ponto central, até uma agregação inteligente de link usando toda largura de banda por meio de conexões diferentes, para um mesmo fluxo TCP. Passando esse processo com a expertise da ARION, entregamos simplificação, agilidade, performance e otimização de custos”, finaliza Cortez.

 

Sobre a ARION

Com mais de 15 anos de atuação, o  Grupo ARION se desenvolveu através de sua competência nas áreas de TI e Telecom (TIC) aliada à experiência adquirida pela atuação junto ao mercado de telecomunicações e aos grandes grupos concessionários de infraestrutura no Brasil, notadamente no mercado aeroportuário.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte implanta sistema de antenas distribuídas

 

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, implantou em agosto o sistema de antenas distribuídas da ARION (DAS – Distributed Antenna Systems) nos terminais 1 e 2. O novo sistema tem o objetivo de aumentar a cobertura e melhorar a qualidade do sinal de celular em todo o aeroporto.

Com o crescente número de usuários da rede e aumento da demanda por mais capacidade de dados móveis, era preciso criar uma solução para os aeroportos. Seja para conectar pessoas, fazer ligações de negócios, utilizar dados de celular, conectar empresas a clientes ou conectar passageiros ao próximo voo, quem utiliza o aeroporto anseia por mais confiabilidade, velocidade e cobertura.

“Estamos comprometidos com a melhoria contínua da infraestrutura do nosso aeroporto, investindo sempre em projetos que fortalecem o nosso propósito de Conectar Pessoas e Negócios. O Distributed Antenna System é mais uma iniciativa que caminha neste sentido; e foi implantado pensando em oferecer uma experiência excepcional para os usuários do aeroporto, que têm a necessidade de permanecer conectados com o mundo, a todo momento. Com sua implementação, além de usufruir de uma rede Wi-Fi gratuita e de qualidade, poderão contar também com uma das melhores coberturas de celular em aeroportos em todo país”, ressalta Paulo Amarante, gestor de Tecnologia da Informação da BH Airport.

Embora o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte conte com cobertura Wi-Fi gratuita, muitos usuários ainda preferem utilizar seus serviços de celular, e oferecer um serviço de qualidade sempre foi um objetivo do aeroporto.  No entanto, garantir uma conexão confiável em ambientes internos demanda a tecnologia certa e o sistema de antenas distribuídas da ARION (DAS – Distributed Antenna Systems) fornece essa conectividade.

Com 132 mil metros quadrados de área, garantir conectividade e qualidade do sinal em todos os do aeroporto era o principal objetivo do projeto.  A ARION, com sua expertise em implantação de soluções em infraestrutura e telecomunicações, em conjunto com a parceira QMC, mapeou todo o aeroporto para receber o sistema unificado de antenas que atende todas as operadoras da região, inclusive para tecnologias 4G e 5G.

No total foram instaladas 266 antenas em todo aeroporto que servirão para desafogar o tráfego, cobrir áreas antes descobertas e aumentar a qualidade do serviço melhorando a satisfação dos usuários.  Além disso, com uma maior cobertura e qualidade de sinal, evita-se alta concentração de pessoas em alguns locais onde existia melhor sinal da operadora de celular e proporciona maior rapidez nos processos de embarque e desembarque, facilitando ao acesso a informações e reduzindo filas e aglomerações desnecessárias.

A implantação do novo sistema ampliou a qualidade, elevou a satisfação dos usuários do aeroporto, além de ser uma solução atual e adaptável às novas tecnologias e operadoras.

ARION participa da 2ª edição da International Brazil Air Show

arion-ibas19

Empresa se mantém focada nas concessões de infraestrutura e pretende dobrar o número de clientes. 

O Grupo ARION participa da segunda edição do International Brazil Air Show (IBAS) realizado nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 219. A empresa esteve presente com um estande e apresentou ao público especializado as soluções mais modernas em TI e Telecom para o ambiente aeroportuário. A ARION, que já atua com relevância no setor, busca novas oportunidades de negócios no setor aeroportuário em franco crescimento no Brasil. Entre os principais temas a serem debatidos no evento está justamente as novas concessões de aeroportos.

Os sócios da ARION, Paulo Zucoli, Carlos Marum e Paulo Santelli querem ampliar a oferta de serviços oferecidos e dobrar o número de clientes que atendem. A empresa tem foco em “cidades privadas”, ou seja, grandes centros corporativos que guardam as características e necessidades de uma cidade. A presença no evento é uma prioridade no ano em que houve 23 concessões de aeroportos, portos e rodovias, apenas no primeiro semestre. “A International Brazil Air Show é uma prioridade da ARION porque hoje nossos maiores clientes e clientes potenciais estarão visitando o evento. Será uma grande oportunidade poder apresentar nossos projetos e novas soluções” diz Zucoli.

A ARION já tem presença hoje nos Aeroportos de Guarulhos em São Paulo, Confins em Belo Horizonte, Viracopos em Campinas, Florianópolis, Galeão no Rio de Janeiro, e Brasília, além de uma significativa carteira de empresas clientes, que utilizam as soluções da companhia.

Logo no início de suas operações, o primeiro grande desafio do grupo foi criar um modelo de negócio para viabilizar a monetização das redes de telecomunicações junto às concessionárias de rodovias. Em geral os contratos de concessão de rodovias obrigam, via de regra, como contrapartida dos consórcios, que instalem redes de fibra ótica ao longo dos quilômetros administrados. “Em menos de dois anos, a carteira de clientes do Grupo ARION tinha 90% das concessionárias de rodovias do Brasil”, lembra Santelli.

O próximo passo foi desenvolver soluções para cidades privadas, como os aeroportos, onde há alta concentração de empresas e usuários, com demandas de serviços de telecomunicações de alto nível. Um dos sócios do Grupo ARION, Carlos Marum, explica que a relação de parceria entre o grupo e seus clientes é fundamental. “A estrutura e os serviços de Telecom são essenciais para o funcionamento tanto do aeroporto em si quanto das empresas presentes nesse ambiente. Por isso, o compromisso entre o provedor dessa infraestrutura de serviços e as empresas usuárias requer um nível de qualidade adequados a um ambiente considerado de missão crítica. Se não houver um compromisso de nível de serviço, toda a cadeia poderá ser impactada.”, explica Marum. Por sua excelência na entrega, o grupo ficou rapidamente conhecido como um partner of choice das empresas de alta performance, geralmente presentes nesse ambiente.

O Grupo ARION desenvolveu um portfólio de serviços abrangente que atende a maior parte das demandas de TI e Telecom de seus clientes em seus modelos de negócio. O mais recente lançamento é a modalidade ARION Total, solução direcionada ao mercado aeroportuário, que integra os vários componentes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em uma estrutura única e otimizada para centralizar o gerenciamento. A solução conta com um robusto conjunto de recursos de gerenciamento integrado com os serviços de WiFi Indoor e Outdoor, Telefonia VOIP, Ramal PABX, Cabeamento Estruturado, Serviços de TI, Radiocomunicação, Link de Internet, Ponto de Rede e VLAN, Soluções IoT, WiFi Mídia e Projetos Especiais em TIC.

Para otimizar suas atividades, o Grupo ARION atua em um modelo de quatro estruturas. ARION Solutions, com consultoria e assessoria para plano de negócios, assessoria comercial, gestão de contratos, projetos e implantação. ARION Services, operadora de telecom responsável pelos serviços oferecidos no ambiente aeroportuário e demais cidades privadas. ARION Systems que integra sistemas e soluções e ARION Utilities que oferece serviços para gestão de utilidades, ainda no ambiente de cidades privadas, tais como: energia elétrica, água, ar condicionado, resíduos sólidos e gestão de custos de área comum.

 

 

OUTSOURCING em TIC

Muito se fala em Outsourcing nos dias de hoje e se tornou um importante fator de competitividade para as empresas, mas você sabe quais são as vantagens de utilizá-lo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?

O que é outsourcing?

Outsourcing é um termo muito empregado no mundo dos negócios para definir terceirização. Trata-se do processo em que uma organização contrata outra para desempenhar determinada função. Qualquer serviço que a empresa contratante não tenha expertise ou infraestrutura para executar, mas cujos serviços sejam necessários ao seu funcionamento, podem ser atribuídos a uma corporação especializada.

Vantagens da utilização de Outsourcing na TIC

O Outsourcing está ligado também à ideia de parceria de negócios, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos. O modelo de parceria praticado no outsourcing caracteriza-se com uma forma de gestão imprescindível quando se fala em alinhamento estratégico dos negócios com a TIC para aumentar a produtividade, rentabilidade e proporcionar maior vantagem competitiva.

Para clientes que exigem o gerenciamento de seus serviços e aplicações, o Grupo ARION desenvolveu o serviço ARION Total, solução de outsourcing direcionado ao mercado aeroportuário. A solução empacota vários componentes de TIC em uma estrutura única, otimizada para centralizar o gerenciamento da tecnologia.

Cobrindo toda a infraestrutura de TIC, de equipes locais a aplicações, o ARION Total pode ajudá-lo a gerenciar seu complexo portfólio de TIC com uma solução convergente. A solução conta um robusto conjunto de recursos de gerenciamento integrado com nossos serviços, incluindo:

  • Gestão proativa
  • Gerenciamento centralizado de ativos e inventário de TI
  • Único ponto de contato com atendimento 7×24
  • Equipe própria e com certificações necessárias
  • Equipe técnica e comercial no local
  • SLA acordado com o Cliente
  • Faturamento consolidado de serviços
  • Envio de relatórios

Conte também com o a expertise do Grupo ARION no desenvolvimento de projetos especiais em TIC, de acordo com as necessidades e alinhando a tecnologia aos objetivos estratégicos de cada cliente e atendimento de forma personalizada.

E você, já conhecia o outsourcing em TIC? Sua empresa pratica esta modalidade de contratação? Fale com um consultor, utilize o formulário de contato e solicite mais informações.

O Grupo ARION chegou oficialmente nos aeroportos de Brasília e Galeão!

Já presente nos aeroportos de Guarulhos (GRU), Viracopos (VCP), Florianópolis (FLN) e Confins (CNF), o Grupo ARION iniciou, agora no mês de julho, suas atividades nos aeroportos de Brasília (BSB) e Galeão (GIG). Leia mais

ARION: MAIS 10 ANOS JUNTO ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

É com enorme satisfação e entusiasmo que anunciamos a assinatura do contrato de prestação de serviços de cessão do direito de exploração da infraestrutura de telecomunicações para os próximos 10 anos junto ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins (BH Airport).

O contrato engloba a prestação de serviços para o aeroporto, lojistas, companhias aéreas, Esatas, e de produtos como o WiFi, Rede de Dados, Telefonia, Serviços de Microinformática, Rádio Comunicação e DAS, sendo a ARION principal responsável pelo investimento na implantação do sistema DAS, investimento na expansão do sistema Wi-Fi indoor e outdoor e na implantação de nova solução para telefonia, o que reforça a consolidação da parceria com a Concessionária BH Airport, eleito o melhor aeroporto da América Latina e Caribe em 2018 pela ACI.

Leia mais