Ferramenta traz melhor custo benefício e mais qualidade nas conexões

Conhecido como a revolução da conectividade para redes WAN, o SD-WAN é mais uma das inovações que a ARION tem trazido aos seus clientes que precisam conectar matriz e filiais distribuídas geograficamente.

O universo da Tecnologia da Informação está sempre em evolução, para que o mercado possa suprir as necessidades que os setores demandam e atender a suas expectativas. E se tem uma ferramenta que tem crescido nos últimos tempos, é o SD-WAN. Segundo pesquisa da Global Market Insights, este mercado tem um crescimento esperado de 60% entre 2020 e 2026, sendo que em 2019 atingiu US$ 1 bilhão em receitas.

Isso acontece porque estamos em uma nova fase de serviços, onde as aplicações IaaS (infraestrutura como serviço) e SaaS (software como serviço) em nuvem se tornaram mais frequentes, e as topologias convencionais de redes WAN, onde as empresas utilizam links dedicados para conectar seus usuários, matrizes, filiais e datacenters, não suportam esse crescimento exponencial de demanda por tráfego.

Com essa demanda crescente, foi natural a chegada dessa nova tecnologia. A Internet já se tornou uma parte essencial para qualquer empresa e não dá mais para imaginar trabalhar sem a grande rede. Como boa parte das empresas passou a utilizar serviços em nuvem, o custo de links dedicados e a manutenção de toda a infraestrutura ficou alto demais.

“A utilização da internet no mundo corporativo hoje é um fato, não mais uma especulação como antigamente. E com essa evolução nos serviços, é natural que as ferramentas de antigamente não supram mais essa necessidade, o que acaba encarecendo manter toda essa infraestrutura. Com o SD-WAN é uma abordagem diferente da anterior, que é feita via software e de forma totalmente segura”, comenta Marcos Cortez, Diretor de Engenharia, Operações e Suprimentos do Grupo ARION.

O Grupo ARION, multioperadora com foco em soluções de TIC para Cidades Privadas e Infraestruturas Concessionadas, tem a ciência sobre a importância dessa tecnologia para seus clientes, e já conta com essa solução em seu catálogo de serviços disponíveis.

A empresa multioperadora instala e gerencia os dispositivos de borda, adquire os links de acesso de vários outros provedores e gerencia a solução. Instituições que utilizam serviços relacionados a Big Data, Internet das Coisas (IoT) e do setor de mobilidade, são algumas das áreas que mais necessitam dessa demanda. O SD-WAN surge como a melhor alternativa para baratear a solução e, ao mesmo tempo, oferecer mais segurança.

“As vantagens vão desde ter uma gestão de todos os locais a partir de um ponto central, até uma agregação inteligente de link usando toda largura de banda por meio de conexões diferentes, para um mesmo fluxo TCP. Passando esse processo com a expertise da ARION, entregamos simplificação, agilidade, performance e otimização de custos”, finaliza Cortez.

Sobre a ARION

Com mais de 15 anos de atuação, o  Grupo ARION se desenvolveu através de sua competência nas áreas de TI e Telecom (TIC) aliada à experiência adquirida pela atuação junto ao mercado de telecomunicações e aos grandes grupos concessionários de infraestrutura no Brasil, notadamente no mercado aeroportuário.